01/10/2025 - Registros Públicos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveu no último domingo o 2º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC). As provas foram aplicadas simultaneamente nas capitais de todos os Estados, repetindo o modelo da primeira edição.
Segundo a Agência CNJ de Notícias, a Corregedoria Nacional de Justiça acompanhou, em Brasília, a aplicação em todo o país, por meio de um painel interativo desenvolvido pela FGV. Assim, foi possível conferir maior transparência ao processo.
No total, 9.195 pessoas se inscreveram, com destaque para a participação de 1.493 negros, 511 pessoas com deficiência (PCD), dois quilombolas e dez indígenas. Mulheres representaram 47% dos candidatos. Minas Gerais concentrou o maior número de inscritos, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul, enquanto o Amapá registrou a menor adesão.
As questões foram distribuídas em dez disciplinas. De caráter eliminatório, mas não classificatório, o ENAC busca avaliar o conhecimento técnico e jurídico necessário para a atividade notarial e registral.